Banca de DEFESA: DIMAS FERREIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIMAS FERREIRA DA SILVA JUNIOR
DATA : 29/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Google meet
TÍTULO:

JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FISIOLOGIA VEGETAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Botânica; Recurso didático e Ludicidade


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Existem várias discussões na literatura sobre as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Botânica pelos alunos. O ensino de Fisiologia Vegetal, subárea da Botânica, depende de conteúdos básicos como bioquímica e botânica estrutural para que o aprendizado seja otimizado. A questão metodológica é um dos pontos chave no processo de ensino e, por isso, esta pesquisa apresentará o jogo didático como uma estratégia pedagógica que o professor pode incorporar em sua prática, facilitando o processo ensino-aprendizagem dos discentes. O objetivo deste trabalho foi verificar se os jogos didáticos construídos a partir do protagonismo e da investigação dos discentes podem ser utilizados como estratégia pedagógica que desperta o interesse dos estudantes pelo conteúdo de Fisiologia Vegetal. A pesquisa ocorreu no Colégio Estadual José Correia da Silva Titara, no Município de Maceió-AL, nas quatro turmas do segundo ano do Ensino Médio. Para alcançar este objetivo, cada turma ficou responsável pela produção de um jogo didático: a turma A, ficou responsável por montar um jogo didático-pedagógico nos moldes do UNO; a turma B; ficou responsável pela produção de um jogo didático-pedagógico nos moldes da Trilha Ecológica; a turma C; construiu um jogo didático-pedagógico nos moldes de Bingo e a turma D, ficou responsável pela produção de um jogo didático-pedagógico nos moldes de Ludo. Após a análise dos dados dos questionários aplicados em sala de aula aos estudantes, pôde-se perceber de forma explícita que o jogo didático envolve e empolga os alunos durante a atividade pedagógica, contribuindo para a construção de conhecimentos científicos para o ensino de hormônios vegetais, além de contribuir para fomentar junto ao professor de Biologia, práticas pedagógicas diversificadas no que se refere às metodologias de ensino. Nesse contexto, constatou-se que a prática lúdica dos jogos didáticos contribuiu para ampliação do interesse dos estudantes sobre o tema em estudo, fato que permitiu melhor entendimento desse conteúdo. Esse processo como um todo, potencializa a autonomia intelectual dos alunos, como impacta a autonomia do professor, como detentor do saber pedagógico, fazendo repensar a sua prática através de uma abordagem investigativa usando como ferramenta pedagógica o jogo didático. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1916144 - GILBERTO COSTA JUSTINO
Interna - 1676996 - LETICIA RIBES DE LIMA
Externa ao Programa - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 16:07
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