Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDEMIR FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : CLAUDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 17/06/2021
LOCAL: Remoto

VIDA DE INSETO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS

Ensino-aprendizagem, Metodologia Ativa, Ensino de Biologia, Aplicativos educacionais, Classe Insecta.

As mudanças culturais e sociais influenciam o cenário educacional e nos sugerem mudanças na prática pedagógica do professor em sala de aula. Numa perspectiva construtivista a utilização da metodologia ativa pode estimular a formação de um jovem autônomo, crítico, criativo e curioso sobre os fenômenos que ocorrem ao seu redor além da ótica do professor em sala de aula. Nossa hipótese é de que a utilização da metodologia ativa refletirá em um aumento significativo no desempenho dos educandos nas aulas de Biologia. Sendo assim, o presente trabalho busca verificar a eficiência de metodologias ativas a partir da utilização de um aplicativo para smartphone no ensino de Biologia no ensino médio. A pesquisa será desenvolvida com educandos do ensino médio no Colégio Estadual Professor João Costa, Aracaju/SE. A execução do projeto se dará com a participação ativa dos alunos e incluirá: revisão bibliográfica; pesquisa sobre ferramentas digitais, softwares e aplicativos que sejam gratuitos, acessíveis e que possam ser utilizados como plataforma para construção e hospedagem de um aplicativo para smartphones com conteúdos referentes a Classe Insecta; construção do aplicativo; avaliação dos alunos participantes; coleta e análise dos dados obtidos. Para aferir o desempenho dos educandos será utilizado o diário de bordo, onde serão observadas as respostas dos alunos em relação ao interesse demonstrado pela aprendizagem do tema e seu engajamento na utilização desses métodos de ensino-aprendizagem; também será utilizado um pós-teste, cuja análise e o tratamento dos dados se dará pelo teste t Student.

Presidente - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Interna - 1790572 - REGIANNE UMEKO KAMIYA
Interna - 1676996 - LETICIA RIBES DE LIMA
Notícia cadastrada em: 04/06/2021 16:09