Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE MARIA PEDROSA OLIVEIRA

DISCENTE : JOSE MARIA PEDROSA OLIVEIRA
DATA : 17/06/2021
LOCAL: ICBS

O USO, A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA BIOLOGIA

Educação; Estratégias significativas; Interpretação de Imagens; Ensino aprendizagem na biologia

A disciplina Biologia, no ensino médio, apresenta muitas dificuldades de assimilação de conceitos, leis e teorias por parte dos alunos de escolas públicas, tendo em vista que estes chegam nessa fase do ensino básico com muitas deficiências de aprendizagem. Levando em consideração que a referida disciplina tem um vocabulário próprio, e que este não é apresentado aos alunos de uma maneira mais compreensiva, levando a uma abordagem simples e de cunho mais decorativo de conceitos, princípios, fenômenos, etc, que da apreensão do conhecimento técnico-científico inerente à mesma. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância da aprendizagem dos diversos conteúdos da Biologia, assessoradas pelo uso, a leitura e a interpretação de imagens na formação dos alunos dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão em Maceió-AL envolvendo a aplicação de atividades práticas e oportunizando aos alunos a utilização de estratégias significativas no aprendizado dos conteúdos, conceitos e teorias da Biologia, em especial sobre respiração celular. Será usada uma abordagem interacionista como estratégia de ensino-aprendizagem, contribuindo assim para um melhor entendimento dos conteúdos do ensino médio. Serão utilizadas imagens como meios auxiliares para a compreensão dos conceitos básicos da biologia, em especial da respiração e suas respectivas etapas através de aulas expositivas, experimentos de campo e pesquisa básica. Dessa forma o trabalho irá contribuir para uma transformação na maneira com que os alunos aprendam os temas, oportunizando-os a serem sujeitos ativos de sua aprendizagem, aptos a pensar e interferir nas práticas sociais a sua volta.

Interno - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Interno - 2998692 - LUCAS ANHEZINI DE ARAUJO
Interno - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/06/2021 21:55