Banca de QUALIFICAÇÃO: HELLBER EMMANUEL LIMA DE SANTANA

DISCENTE : HELLBER EMMANUEL LIMA DE SANTANA
DATA : 28/06/2021
LOCAL: Defesa Remota

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: DESIGN COMO ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

Educação Sexual, Design Thinking, Histórias em Quadrinhos

A educação sexual é uma garantia amparada nos marcos normativos da educação brasileira e a evolução destes dispositivos alcançaram, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola (PSE). É fundamental que a escola desempenhe seu papel formativo na orientação de temas sobre sexualidade, pois a prevenção e a conscientização ainda são as melhores formas de amparar os jovens estudantes frente a questão que envolva saúde, bem-estar, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez indesejada. O presente estudo tem como objetivo a criação de Histórias em Quadrinhos (HQs) sobre saúde sexual e reprodutiva entre adolescentes de uma Escola da rede Estadual de Alagoas, utilizando-se do design thinking (DT) como estratégia investigativa de ensino-aprendizagem, onde estes elaborarão suas narrativas e construirão suas HQs. A abordagem proposta envolverá duas turmas de ensino médio, uma do primeiro e uma do segundo ano. Metodologicamente, utilizaremos o design thinking em ambas as turmas, para projetar coletivamente narrativas e personagens de HQs, que se identifiquem com os educandos. Serão aplicados questionários de conhecimentos prévios e também ao fim da pesquisa, para se avaliar a eficácia da estratégia de ensino-aprendizagem. Ao longo da aplicação das etapas do design, toda a sequência de ações pedagógicas será avaliada qualitativamente. Assim, se espera obter produto educacional que seja uma série em HQs, sobre ensino de biologia e saúde sexual e reprodutiva, que supra as lacunas do debate na escola e que possa ser utilizado em diversos contextos escolares.

Presidente - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Interno - 1916144 - GILBERTO COSTA JUSTINO
Interno - 2579081 - DANIEL LEITE GOES GITAI
Notícia cadastrada em: 17/06/2021 14:41