Banca de QUALIFICAÇÃO: GIVALDO PAULO BARBOSA

DISCENTE : GIVALDO PAULO BARBOSA
DATA : 18/06/2021
LOCAL: Qualificação Remota - Sala Google Meet

PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO PARA A SISTEMATIZAÇÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS BIOLÓGICOS RELACIONADOS À BIODIVERSIDADE

aula de campo, diversidade, riqueza, Sequência de Ensino Investigativo

A biodiversidade contribui para o equilíbrio ambiental e compreende a variedade e variabilidade dos organismos presentes na natureza incluindo a diversidade desde o nível de genes a ecossistemas biológicos, configurando-se como a diversidade da vida. O estudo desse tema, com o emprego de uma metodologia ativa de aprendizagem que tem foco em questões problematizadoras, estimula o aluno a desenvolver o protagonismo para a construção e/ou consolidação do conhecimento científico. Neste sentido, na Escola de Referência em Ensino Médio Regina Pacis, localizada no Município de Palmeirina (PE), cerca de 40 alunos do 2º ano “A”, participarão do presente projeto de pesquisa tendo como objetivo principal o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) envolvendo aulas teóricas/expositivas, aula de campo e aula em laboratório, a fim de contribuir para a sistematização e aprendizagem de conceitos biológicos relacionados à biodiversidade. A pesquisa será qualitativa e a coleta e análise de dados serão por meio das observações dos conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais dos alunos na realização das atividades. Os alunos, no espaço formal de ensino, terão aulas expositivas dialogadas com questões problematizadoras norteadoras para as demais etapas da pesquisa. Serão realizadas aulas de campo, nas quais os alunos realizarão o levantamento dos indivíduos botânicos arbóreos presentes em duas parcelas de 10x10m. Para isso eles serão alocados em dois grupos e cada grupo trabalhará em uma parcela para posterior comparação e discussão dos dados. O material botânico coletado será levado para o laboratório da escola e os alunos agruparão os ramos em morfoespécies, por meio da análise da morfologia/aparência externa. Após essa etapa, cada grupo de alunos contabilizará o número de morfoespécies encontradas em cada parcela e apresentará os resultados para os demais alunos da sala. Com a mediação do professor serão então realizadas discussões acerca dos conceitos de espécie, riqueza, abundância e diversidade. Os alunos serão incentivados a apresentarem os resultados obtidos utilizando diferentes ferramentas, como: redação de relatórios; apresentação oral para os demais estudantes da escola e elaboração de infográficos. Esse projeto terá como produto uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) que descreverá a metodologia empregada para que os alunos assimilem novos conhecimentos e/ou consolidem os pré-existentes sobre conceitos biológicos relacionados à biodiversidade com a absorção de concepções científicas para uma aprendizagem efetiva do tema em estudo.

Presidente - 1676996 - LETICIA RIBES DE LIMA
Interna - 1121304 - ADRIANA XIMENES DA SILVA
Interno - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 27/06/2021 12:04