NEUROEDUCAÇÃO: UTILIZANDO UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
Neuroeducação; metodologia ativa; jogo; neuromitos
A neuroeducação pode ser definida como uma nova abordagem científica sobre a aprendizagem e a educação que agrupa as ciências cognitivas, as neurociências e a educação com a finalidade de compreender as bases científicas dos processos de aprendizagem e memória. Esse estudo objetivou a criação, e avaliação da utilização, de um jogo nas versões digital e física, como ferramenta de metodologias ativas para o ensino sobre o funcionamento do Sistema Nervoso para estudantes do Ensino Médio. Com a finalidade de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do Sistema Nervoso, um questionário já existente na literatura sobre mitos das neurociências (neuromitos) foi aplicado no início e após a conclusão das etapas para o desenvolvimento do jogo. Baseado em perguntas originadas pelos estudantes durante as aulas sobre o Sistema Nervoso, como também utilizando o questionário sobre neuromitos, um jogo de cartas (JgBrain) foi criado com elementos investigativos sobre funcionamento do sistema nervoso. A eficácia da aplicação do jogo de cartas na melhoria da aprendizagem foi comprovada pelo aumento significativo do número de acertos (10,4 ± 4,13 antes; 20,4± 4,78 depois, P<0,0001, teste t de Student) do questionário neuromitos que contém 32 afirmativas sobre o funcionamento do Sistema Nervoso. A aplicação do jogo como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o funcionamento do sistema nervoso foi eficaz, colaborando para um ensino contextualizado, permitindo a participação proativa e investigadora do estudante.