Banca de DEFESA: CARLA FERNANDA LIMA DOS SANTOS

DISCENTE : CARLA FERNANDA LIMA DOS SANTOS
DATA : 10/12/2021
LOCAL: Defesa remota via Plataforma Google Meet

NEUROEDUCAÇÃO: UTILIZANDO UMA METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

Neuroeducação; metodologia ativa; jogo; neuromitos

A neuroeducação pode ser definida como uma nova abordagem científica sobre a aprendizagem e a educação que agrupa as ciências cognitivas, as neurociências e a educação com a finalidade de compreender as bases científicas dos processos de aprendizagem e memória. Esse estudo objetivou a criação, e avaliação da utilização, de um jogo nas versões digital e física, como ferramenta de metodologias ativas para o ensino sobre o funcionamento do Sistema Nervoso para estudantes do Ensino Médio. Com a finalidade de avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do Sistema Nervoso, um questionário já existente na literatura sobre mitos das neurociências (neuromitos) foi aplicado no início e após a conclusão das etapas para o desenvolvimento do jogo. Baseado em perguntas originadas pelos estudantes durante as aulas sobre o Sistema Nervoso, como também utilizando o questionário sobre neuromitos, um jogo de cartas (JgBrain) foi criado com elementos investigativos sobre funcionamento do sistema nervoso. A eficácia da aplicação do jogo de cartas na melhoria da aprendizagem foi comprovada pelo aumento significativo  do número de acertos (10,4 ± 4,13 antes; 20,4± 4,78 depois, P<0,0001, teste t de Student) do questionário neuromitos que contém 32 afirmativas sobre o funcionamento do Sistema Nervoso. A aplicação do jogo como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o funcionamento do sistema nervoso foi eficaz, colaborando para um ensino contextualizado, permitindo a participação proativa e investigadora do estudante.

Presidente - 1121304 - ADRIANA XIMENES DA SILVA
Interno - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Externa ao Programa - 1218236 - ANA ROSA ALMEIDA ALVES
Notícia cadastrada em: 26/11/2021 10:19