VIDA DE INSETO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS
Ensino-aprendizagem, Metodologia Ativa, Ensino de Biologia, Aplicativos educacionais, Classe Insecta.
As mudanças culturais e sociais influenciam o cenário educacional e nos sugerem
mudanças na prática pedagógica do professor em sala de aula. Numa perspectiva
construtivista a utilização da metodologia ativa pode estimular a formação de um jovem
autônomo, crítico, criativo e curioso sobre os fenômenos que ocorrem ao seu redor além
da ótica do professor em sala de aula. Nossa hipótese é de que a utilização da
metodologia ativa refletirá em um aumento significativo no desempenho dos educandos
nas aulas de Biologia. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar a eficiência de
metodologias ativas a partir da utilização de um aplicativo para smartphone no ensino
de Biologia no ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida com educandos do ensino
médio no Colégio Estadual Professor João Costa, Aracaju/SE. A execução do projeto se
deu da seguinte forma: revisão bibliográfica; pesquisa sobre ferramentas digitais,
softwares e aplicativos que sejam gratuitos, acessíveis e que possam ser utilizados como
plataforma para construção e hospedagem de um aplicativo para smartphones com
conteúdos referentes a Classe Insecta; construção do aplicativo; planejamento,
confecção e aplicação de uma sequência didática; criação de uma cartilha contendo o
passo a passo de como foi construído o aplicativo, para que um colega professor, de
qualquer área do conhecimento, possa construir seu próprio aplicativo; avaliação dos
alunos participantes; coleta e análise dos dados obtidos. Para aferir o desempenho dos
educandos ao longo das atividades desenvolvidas, foram utilizados um questionário pré-
teste e outro pós-teste, também foi utilizado o diário de bordo, onde foram observadas
as respostas dos alunos em relação ao interesse demonstrado pela aprendizagem do
tema e seu engajamento na utilização desses métodos de ensino-aprendizagem.