BRINCANDO E APRENDENDO COM O MANGUEZAL: UMA ESTRATÉGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTO ANTÔNIO, ESTADO DE ALAGOAS
Ambiente não Formal de Ensino; Educação Ambiental; Ensino por investigação; Manguezal; Trilhas Interpretativas
As trilhas interpretativas permitem a união instantânea de teoria e prática, o que facilita o entendimento do meio, instigando a percepção e sensibilização dos alunos. Baseado na proximidade da Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho do Manguezal, e da existência de uma trilha neste bioma, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa com os alunos da referida escola, objetivando verificar se a formatação desta trilha, através de uma abordagem investigativa, pode ser utilizada como estratégia de ensino. A trilha interpretativa a ser formatada permitirá a realização de práticas de educação ambiental para os estudantes da Escola Sebastião Felisberto de Carvalho, como também para as escolas município e seu entorno. Para a formatação da trilha serão utilizadas práticas investigativas, priorizando o trabalho em equipe utilizando a aprendizagem significativa e colaborativa como estratégias pedagógicas. Primeiramente, os alunos serão divididos em pequenos grupos onde cada grupo ficará responsável por realizar a pesquisa de assuntos específicos referentes a área de manguezal em questão, tais como: fauna, flora, fatores abióticos, ecológicos e importância do manguezal. Entre estratégias utilizadas, será realizada uma roda de conversa com os marisqueiros que frequentam a trilha. Em média, serão realizados cinco encontros com os grupos, cada encontro possibilitara o surgimento de novos questionamentos e as possíveis soluções. Posteriormente, cada grupo definirá os pontos de parada para explicações, em seguida os grupos se reunirão novamente para formatar a trilha e realizar a produção da cartilha online que terá a finalidade de orientar os educadores a conduzirem seus alunos na trilha.