Banca de DEFESA: DAIANE GUERRA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE GUERRA MARTINS
DATA : 02/09/2022
HORA: 16:00
LOCAL: ICBS
TÍTULO:

BRINCANDO E APRENDENDO COM O MANGUEZAL: UMA ESTRATÉGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO   PARA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTO ANTÔNIO, ESTADO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente não Formal de Ensino; Educação Ambiental; Ensino por investigação; Manguezal; Trilhas Interpretativas


PÁGINAS: 19
RESUMO:

As trilhas interpretativas permitem a união instantânea de teoria e prática, o que facilita o entendimento do meio, instigando a percepção e sensibilização dos alunos. Baseado na  proximidade da Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho do Manguezal, e da existência de uma trilha neste bioma, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa com os alunos da referida escola, objetivando verificar se a formatação desta   trilha, através de uma abordagem investigativa, pode ser utilizada como estratégia de ensino. A trilha interpretativa a ser formatada permitirá a realização de práticas de educação ambiental para os estudantes da Escola Sebastião Felisberto de Carvalho, como também para as escolas município e seu entorno. Para a formatação da trilha serão utilizadas práticas investigativas, priorizando o trabalho em equipe utilizando a aprendizagem significativa e colaborativa como estratégias pedagógicas. Primeiramente, os alunos serão divididos em pequenos grupos onde cada grupo ficará responsável por realizar a pesquisa de assuntos específicos referentes a área de manguezal em questão, tais como: fauna, flora, fatores abióticos, ecológicos e importância do manguezal. Entre estratégias utilizadas, será realizada uma roda de conversa com os marisqueiros que frequentam a trilha. Em média, serão realizados cinco encontros com os grupos, cada encontro possibilitara o surgimento de novos questionamentos e as possíveis soluções.  Posteriormente, cada grupo definirá os pontos de parada para explicações, em seguida os grupos se reunirão novamente para formatar a trilha e realizar a produção da cartilha online que terá a finalidade de orientar os educadores a conduzirem seus alunos na trilha.  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Interna - 1790572 - REGIANNE UMEKO KAMIYA
Externa ao Programa - 1692137 - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 11:04
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 30/05/2024 10:30