Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA VANESSA DUARTE DA SILVA

DISCENTE : SANDRA VANESSA DUARTE DA SILVA
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Sala 20 - ProfBio

Atividades Investigativas no Ensino de Fungos Decompositores: por que os alimentos estragam?

Ensino por investigação, fungos decompositores, sequência didática investigativa

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza o desenvolvimento de dez competências gerais que devem ser desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento sem distinção e pode-se perceber na competência geral 2 o resgate do ensino investigativo. A falta de compreensão por parte dos docentes nos conceitos de habilidades e competências e ensino por investigação interfere diretamente em seu planejamento para desenvolver práticas de ensino investigativo. Percebe-se que na Biologia alguns conteúdos são trabalhados de forma teórica mesmo com potencial para investigação, sendo que a Micologia é uma dessas áreas com muito potencial, mas muitas vezes negligenciada e trabalhada expositivamente, sendo resumida a utilização dos fungos na indústria alimentícia, farmacêutica e a sua classificação. Por isso o presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma sequência didática investigativa sobre a importância dos fungos decompositores que será aplicada numa turma de 2ª série do Ensino Médio numa escola pública estadual de Maceió-AL e criar um jogo da memória para estimular o interesse dos estudantes pela temática e um jogo de tabuleiro. A avaliação se dará com o engajamento dos estudantes durante as atividades da sequência didática investigativa por meio da construção de argumentos escritos que serão registrados no formulário, no protocolo de experimento, do roteiro da aula de campo, nos argumentos falados sobre as fotos dos fungos e socialização e durante a execução do jogo “caçadores de fungos”.

Presidente - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 1822449 - DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO
Interno(a) - 1997008 - RODRIGO FREITAS MONTE BISPO
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 11:37