Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE MATOS VIANA

DISCENTE : ALINE MATOS VIANA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: ICBS/UFAL

“PREVENINDO A ESQUISTOSSOMOSE”: USO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA PROMOÇAO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Helmintoses, Schistosoma mansoni, Ensino por investigação

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistossoma mansoni. A infecção acontece quando o homem, hospedeiro definitivo, entra em contato com águas contaminadas por cercárias eliminadas pelo caramujo do gênero Biomphalaria, hospedeiro intermediário. A escola tem a função de promover ações educativas em saúde, pois constitui-se de um espaço formativo com responsabilidades sociais, ecológica e sanitária. Práticas educativas voltadas as ações de prevenção e controle da esquistossomose é de fundamental importância para que os alunos adquiram consciência de seu papel perante o enfrentamento desta e de outras doenças infectoparasitárias. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo a elaboração de sequências de ensino baseado no ensino investigativo abordando o tema esquistossomose que irá auxiliar o professor na sua prática docente, e proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa que estimulará a construção do saber científico. A abordagem investigativa aplicada neste projeto será composta pelas etapas: proposição da situação-problema; sistematização do conhecimento; escrever e desenhar; contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. A aplicação terá como público-alvo os alunos da modalidade especial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Ary Silva, Itiúba, Bahia. Espera-se que a sequência didática investigativa seja um instrumento que possa contribuir para a formação e aplicação de saberes científicos e desenvolvimento do senso crítico, reflexivo e preventivo.

Interno(a) - 3143109 - GEORGE AZEVEDO LEMOS
Interno(a) - 1640530 - WAGNNER JOSE NASCIMENTO PORTO
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 11:40
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 26/04/2024 07:28