Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIVONALDO VANIEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIVONALDO VANIEL DA SILVA
DATA : 18/04/2023
HORA: 13:30
LOCAL: ICBS-UFAL
TÍTULO:

ENSINO DE MUTAÇÕES GÊNICAS E HERANÇA DE GENÉTICA CLÁSSICA A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS BASEADAS EM UM MODELO ANIMAL: Drosophila melanogaster


PALAVRAS-CHAVES:

Mutações gênicas, Herança genética clássica, Artrópodes, Aprendizagem


PÁGINAS: 18
RESUMO:

Ao longo da história da educação brasileira, a ciência foi determinada por uma
ideologia acadêmica e internacional, segundo a qual, a metodologia e a produção científica
deveriam ser restritas ao ambiente acadêmico. Além disso, essa ideologia determinou o
modo de construir ciência e, esse modelo sofreu com instabilidades políticas e medidas
autoritárias. O método de ensino de biologia nas instituições escolares foi durante muito
tempo caracterizado por apresentar grandes quantidades de terminologias e descrições
extensas de processos e estruturas biológicas. Baseado nessa observação, esse projeto será
desenvolvido na escola Simôa Gomes, localizada em Garanhuns-PE, tendo como objetivo
geral realizar estudos baseados em investigação científica utilizando um organismo modelo, a
espécie Drosophila melanogaster, visando uma aprendizagem significativa para entender
como mutações gênicas e herança de genética clássica produzem características fenotípicas.
A hipótese desse projeto é que a utilização da investigação científica utilizando um espécime
animal: Drosophila melanogaster, possibilitará construir processos dinâmicos e
significativos de ensino e aprendizagem sobre mutações gênicas e herança de genética
clássica, representando aprimoramento das práticas de ensino no ensino médio. O interesse
na investigação científica utilizando um modelo animal surgiu mediante a necessidade de
utilizar processos de ensino eficazes a fim de promover uma aprendizagem significativa e da
potencialidade de tal modelo como objeto de estudo a ser investigado, a partir do qual,
muitos processos biológicos podem ser compreendidos. O ensino investigativo tem potencial
para promover o aprofundamento no conhecimento científico sobre diversas temáticas em
biologia e fornecer subsídios para refletir, discutir e replanejar a prática de ensino nas
instituições que se destinam a essa finalidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2998692 - LUCAS ANHEZINI DE ARAUJO
Interno(a) - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 11:41
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