EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma sequencia didática Investigativa sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas
Ensino de Biologia. Sequência Didática Investigativa. Doenças Tropicais Negligenciadas.
A discussão do papel da ciência, da mídia e da comunidade na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas pode ser relevante nos debates promovidos no ambiente escolar. A Base Nacional Comum Curricular estabelece competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes para que percebam a aproximação dos conteúdos trabalhados em sala de aula com sua realidade, proporcionando um aprendizado mais eficiente. O uso de Sequências Didáticas tem se mostrado favorável no ensino e compreensão de diferentes conteúdos e, para proporcionar uma articulação entre Ciências e Saúde, o professor pode abordar questões sobre temas como as Doenças Tropicais Negligenciadas, especialmente as pessoas de comunidades mais pobres e carentes de saúde pública de qualidade. Este trabalho de pesquisa qualitativa será aplicado em uma escola pública da cidade de Salvador/BA e tem como objetivo investigar a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas para melhoria da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. Para atingir o esperado, serão analisadas as produções na literatura que abordem o tema e desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa para avaliar sua contribuição na promoção da Alfabetização Científica destes jovens. As atividades propostas visam a promover a pesquisa, discussão, contextualização e produção de conteúdos para as mídias digitais da escola a fim de desenvolver um olhar crítico capaz de identificar o impacto destas doenças na qualidade de vida da sociedade e permitir o protagonismo estudantil e a construção do conhecimento científico a partir de questões sobre a saúde da população.