MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RICARDO HENRIQUE BARBOSA CASADO

DISCENTE : RICARDO HENRIQUE BARBOSA CASADO
DATA : 13/08/2021
LOCAL: Webconferência

Peer Instruction e Animações Computacionais Aplicados ao Ensino de Gravitação no Ensino Médio

sequência didática, ensino de física, metodologia ativa IpC, animações computacionais.

Atualmente, o Ensino de Física vem se adequando a novos modelos de ensino, os chamados métodos ativos (ou metodologias ativas), os quais possibilitam uma interação maior para o desenvolvimento cognitivo do discente. Além de novas metodologias, o ensino também se dispõe de novas ferramentas digitais (tecnologias computacionais) que complementam, auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática que forneça ao professor de Física subsídios para que possa ministrar suas aulas com um material estruturado e contextualizado e de conteúdos significativos para o aprendizado do aluno. Esta sequência didática (que aborda conteúdos relacionados à Gravitação) foi aplicada em uma escola de tempo integral do Ensino Médio da rede pública estadual, mais precisamente na primeira série do Ensino Médio. A aplicação foi feita ao longo de quatro semanas do mês de novembro de 2019. Cada semana era composta de dois encontros, o primeiro de uma aula (cada aula tinha em média 50 minutos) e o segundo de duas aulas. O presente material está fundamentado em metodologias ativas, mais especificamente a Peer Instruction (IpC) – Instrução pelos pares e em tecnologias digitais como Animações computacionais, no que tange a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 – LDB (Lei 9.394/96) e os PCNs. Este documento também se fundamenta em três pilares das teorias da aprendizagem significativa, o primeiro é Jerome Bruner com sua teoria da aprendizagem por descoberta (aprendizagem da índole construtivista), o segundo Levi Vygotsky com seu modelo sociointeracionista e o terceiro é David Ausubel com seu modelo dos subsunçores (conhecimento prévio). Dessa forma, este aparato (método) foi aplicado em sala de aula e se observou resultados promissores de forma que foi possível construir um produto educacional adequado para que o professor de Física tenha um desempenho significativo em suas atividades a partir desse material em relação ao tema (conteúdo) aqui abordado. Portanto, a partir das animações computacionais associadas à metodologia IpC foi possível alterar a dinâmica da sala de aula tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo e elevando a motivação do aluno neste contexto.

Externa à Instituição - MARIA LÚCIA DE MORAES COSTA - UFPA
Interno - 2512735 - ELTON MALTA NASCIMENTO
Interno - 061.454.174-39 - FREDERICO SALGUEIRO PASSOS - CEFET-Al
Notícia cadastrada em: 12/07/2021 14:45