A utilização de jogos - (Quiz) de Física como ferramenta de ensino de conceitos e fórmulas de cinemática
Ensino de Física, Lúdico, Aprendizagem Significativa
O presente trabalho apresenta como fundamentação teórica no ensino de Física a elaboração e aplicação de uma proposta didática na área de Cinemática. A escolha do tema se deu ao analisar que muitos alunos não conseguem internalizar os conteúdos deste tópico, onde acarreta inúmeras lacunas. A partir desta constatação buscamos novos meios pedagógicos para auxiliar o professor na aprendizagem significativa de seus alunos. Nesta perspectiva, o presente trabalho agrega o lúdico como ferramenta de ensino em sala de aula, proporcionando uma união entre o divertimento e o aprendizado de conceitos e fórmulas de Cinemática. A pesquisa utiliza o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. Como pilar teórico desta pesquisa foi utilizado a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Os resultados mostraram que a aplicação dos produtos educacionais facilitaram a assimilação dos assuntos abordados, proporcionando ambiente prazeroso no processo de ensino-aprendizagem dos discentes.