MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVO SILVA NETO

DISCENTE : IVO SILVA NETO
DATA : 20/10/2021
LOCAL: Webconferência

Jornal Científico como Instrumento de Aprendizagem para o Ensino de Física no Ensino Médio

Ensino de Física, Sequência Didática, Jornal escolar.

A presente dissertação de mestrado apresenta uma proposta metodológica baseada na utilização de um jornal impresso/digital no Ensino de Física. Com o intuito de buscar instrumentos pedagógicos que superem a aula meramente expositiva, o jornal enquanto ferramenta didática possibilita a contextualização da física na vida cotidiana do estudante, dentro de uma perspectiva crítica, levando uma participação ativa do mesmo no processo ensino-aprendizagem. Para isso, apresentamos como produto educacional uma proposta de Sequência Didática (SD) que tem como objetivo oferecer criatividade e dinamismo ao Ensino Básico, em particular da disciplina de física. Utilizando de recursos de multimídias, a realização desse projeto foi dividida por etapas: planejamento, aplicação e avaliação. A SD tem uma perspectiva interdisciplinar e, por isso, foram envolvidos conhecimentos de outras disciplinas, como a língua portuguesa, que contribuiu elucidando acerca do gênero jornalístico. O produto educacional teve como público-alvo alunos da primeira e segunda séries do Ensino Médio, tendo sido experimentado com 131 alunos do curso noturno de uma escola do município de Flexeiras, estado de Alagoas. O estudo configurou-se a partir de uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados ao longo da pesquisa foi feita por meio de observações e registros do pesquisador, além de questionário de opinião. Além disso, neste trabalho, buscamos analisar o uso desse tipo de ferramenta como facilitador no processo ensino-aprendizagem.

Interno - 2512735 - ELTON MALTA NASCIMENTO
Externa à Instituição - GEOVANA DRESCH WEBLER - IFAL
Presidente - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Notícia cadastrada em: 14/09/2021 14:23