MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DIANA SILVA VASCONCELLOS DE SOUZA

DISCENTE : DIANA SILVA VASCONCELLOS DE SOUZA
DATA : 19/08/2022
LOCAL: Online – via Google Meet

O MODELO DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ÓTICA GEOMÉTRICA

Ensino Híbrido, Rotação por Estações, Ensino de Física.

Este trabalho busca investigar a potencialidade do Ensino Híbrido, através de um produto educacional que utiliza o modelo de Rotação por Estações, no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de óptica. O Ensino Híbrido é uma estratégia de ensino que mescla características do ensino online e do ensino presencial. A pesquisa foi realizada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de Maceió. Na pesquisa optou-se por usar o modelo da rotação por estações, na qual os estudantes percorrem estações de ensino com diferentes atividades. Foram divididos em sete momentos de 50 minutos, em sala de aula. Primeiramente, os estudantes realizaram um pré-teste, individual. Em seguida, os estudantes foram organizados em grupos e direcionados para estações, onde realizaram tarefas de acordo com os objetivos propostos a cerca do assunto trabalhado. Por fim, realizaram um pós-teste, também individual. Nas estações foram utilizados dois experimentos didáticos (um sobre associação de espelhos planos e um sobre câmara escura de orifício), palavras cruzadas e um vídeo didático, todos relacionados à óptica geométrica. A cada aula de 50 minutos os estudantes trocaram de estação, revezando até todos passarem por todas as estações. Ao final da aplicação da metodologia, foi constatado, por meio de uma análise qualitativa, que os alunos se mostraram mais participativos ao longo da aula, demonstrando um maior interesse pelo conteúdo estudado. Também foi observado, ao comparar os resultados do pré-teste e pós-teste, que houve uma melhora significativa na compreensão do assunto estudado.

Externa ao Programa - 3826221 - LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA
Presidente - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Interno - 2657132 - WANDEARLEY DA SILVA DIAS
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 15:47