MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALEFF KENNETY HENRIQUE DOS SANTOS

DISCENTE : ALEFF KENNETY HENRIQUE DOS SANTOS
DATA : 22/08/2022
LOCAL: Remoto (via Google Meet)

INFLUÊNCIA DA ESCOLA PITAGÓRICA NAS CIÊNCIAS FÍSICAS

Ensino de Física, Pitágoras, Versos Livres, Aprendizagem Significativa.

O presente trabalho tem dois objetivos. O primeiro é mostrar a tradição filosófica da escola pitagórica, tanto sua origem quanto sua influência na ciência, com o foco nas ciências físicas. O segundo é a produção de um produto educacional, com textos poéticos no estilo livre, onde nele será mostrado poeticamente, a contribuição do pensamento pitagórico para a ciência moderna. O produto educacional criado através dos termos teóricos discutidos nesta dissertação, foi um livreto com 15 poemas, o opúsculo apresenta o seguinte título: ‘’Breves poemas: A Influência da Escola Pitagórica nas Ciências Físicas’’ .O material pedagógico criado através das análises teóricas aqui investigadas, se mostrou eficaz durante a sua aplicação por conta de dois fatores: (1) a matriz epistemológica da escola pitagórica remonta à Antiguidade Clássica, mas mesmo assim se encontra presente na ciência hodierna; (2) devido a estrutura poética que é potencialmente significativa, pois o escritor tem a liberdade de escrever de uma forma livre.

Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO BARROS SANTOS - UEPB
Externo ao Programa - 1121258 - FERNANDO GUILHERME SILVA AYRES
Presidente - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Interno - 2458039 - SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE