LUDO NEWTON-HUYGENS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO
Ensino-aprendizagem; óptica; instrumento pedagógico; luz; jogo.
As dificuldades no ensino de Física no Brasil estão intimamente relacionadas às metodologias adotadas para tal. Dentre as diversas estratégias através das quais pode se dar o aprendizado, no ensino de Física brasileiro, a mais empregada é o método tradicional através de aulas em formato de monólogo expositivo. Nesse cenário, o presente trabalho buscou uma maneira alternativa de ensino, que pudesse não só complementar as práticas pedagógicas da sala de aula de maneira construtiva, bem como suscitar habilidades sociais e cognitivas úteis ao ensino-aprendizagem de Física. Para tanto, examinamos sistematicamente teorias psicopedagógicas de ensino-aprendizagem, fundamentação empírica das atividades recreativas educacionais e produtos educacionais do gênero que lograram êxito em sua aplicação. Assim, a partir da pesquisa realizada criamos um jogo de tabuleiro objetivando o ensino da Óptica Geométrica aos alunos do ensino médio e o aplicamos em sala de aula para uma turma do segundo ano do ensino médio da Escola Pública Estadual, na cidade de Santana do Mundaú – AL. Os resultados da aplicação do jogo foram analisados a partir de um questionário aplicado antes e depois da aplicação do produto educacional e mostraram que os alunos desenvolveram conhecimentos e habilidades da disciplina de Física, além de possuírem uma maior compreensão do conteúdo em detrimento da memorização e replicação mecânica.