MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANDRE DOS SANTOS ROSENDO

DISCENTE : ANDRE DOS SANTOS ROSENDO
DATA : 29/08/2022
LOCAL: Remotamente, via Google Meet.

JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDAS E GRANDEZAS FÍSICAS

Unidades de Medidas; Grandezas Físicas; Aprendizagem Significativa; Conhecimento Prévio.

Neste trabalho apresentaremos uma proposta de investigação sobre as Unidades de Medidas e Grandezas Físicas e sua importância como base para o ensino de física no ensino médio. A ideia é propor uma abordagem prática na aprendizagem das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas sempre relacionada com o conteúdo de física abordado
em sala de aula. Serão feitas atividades práticas, buscando a contextualização, utilizando instrumentos de medidas, quando possível, e ainda os conceitos das Unidade de Medida e Grandeza Física mostrando sua importância para os conceitos físicos e para a aprendizagem dos conteúdos. Para isso adotaremos uma metodologia em que os estudantes sejam incentivados a buscar o conhecimento a partir de suas experiências anteriores, e assim possam construir um novo saber científico com significado para seu cotidiano. A proposta é apresentar os conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas como pré-requisitos fundamentais para os demais conceitos da física por intermédio de um jogo didático, e não de maneira comumente apresentada, como se fora um ramo dissociado dos demais conceitos de física.

Externa ao Programa - 3826221 - LIDIANE MARIA OMENA DA SILVA LEAO
Presidente - 2458039 - SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
Interno - 2579019 - WAGNER FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 29/07/2022 14:36