JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDAS E GRANDEZAS FÍSICAS
Unidades de Medidas; Grandezas Físicas; Aprendizagem Significativa; Conhecimento Prévio.
Neste trabalho apresentaremos uma proposta de investigação sobre as Unidades de Medidas e Grandezas Físicas e sua importância como base para o ensino de física no ensino médio. A ideia é propor uma abordagem prática na aprendizagem das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas sempre relacionada com o conteúdo de física abordado
em sala de aula. Serão feitas atividades práticas, buscando a contextualização, utilizando instrumentos de medidas, quando possível, e ainda os conceitos das Unidade de Medida e Grandeza Física mostrando sua importância para os conceitos físicos e para a aprendizagem dos conteúdos. Para isso adotaremos uma metodologia em que os estudantes sejam incentivados a buscar o conhecimento a partir de suas experiências anteriores, e assim possam construir um novo saber científico com significado para seu cotidiano. A proposta é apresentar os conceitos das Unidades de Medidas e Grandezas Físicas como pré-requisitos fundamentais para os demais conceitos da física por intermédio de um jogo didático, e não de maneira comumente apresentada, como se fora um ramo dissociado dos demais conceitos de física.