MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE AILTON CARDOSO DE BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE AILTON CARDOSO DE BARROS
DATA : 29/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

LUDO FÍSICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO-
APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Física, Energia sustentável, Jogo Ludo Físico, Privado de liberdade, interatividade, tecnologia e computador.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolver e divulgar um
jogo didático que auxiliem na compreensão e aprendizagem no conteúdo
de Física com foco em Energia sustentável para turmas de Ensino
Médio. O protótipo do jogo será avaliado pelos alunos
privados de liberdades da escola pública da cidade Maceió/AL. Os resultados
serão analisados e comparados por um pré e pós teste onde visa investigar se
os alunos gostarão do jogo Ludo Físico (LF), se a maioria dos alunos
aprenderam sobre o tema abordado – Energia, cujo o objetivo de discutir
as fontes de energia como com uma linguagem simples e acessível aos
discentes privados de liberdades do ensino médio onde podemos
trabalhar com a interdisciplinaridade (física, química, história e geografia).
Nosso trabalho aborda as fontes de energia renováveis e Não renováveis com
destaque nas energia solar, eólica e nuclear com suas vantagens e
desvantagens. A nossa dissertação foi baseada nos pesquisadores e
pensadores das ciências que foram: Lev Vygotsky, David Ausubel, apud
Ornellas Farias e etc. Nosso protótipo aqui, como produto da nossa
dissertação, é o desenvolvimento de um jogo didático que pode ser usado
tanto no celular como nos computadores ou em outro meio de tecnológico
que é o Ludo Físico, pois tem como características principais a competição
benéfica em que todos ganham, através do conhecimento, do
socioemocional, da interatividade professor-aluno e aluno-aluno de maneira
lúdica e associada ao uso das tecnologias gerando assim uma nova
perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física,
de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade
atrativa. Além disso, utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos
privados de liberdades que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi
nosso jogo como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120059 - ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
Interna - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Externa ao Programa - 1120709 - MARIA TEREZA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 16:54
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