MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE AILTON CARDOSO DE BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE AILTON CARDOSO DE BARROS
DATA : 30/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

LUDO FÍSICO: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO CARCERÁRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Física, Energia sustentável, Jogo Ludo Físico, Privado de liberdade, interatividade, tecnologia e computador.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma proposta de desenvolver e divulgar um jogo didático que auxiliem na compreensão e aprendizagem no conteúdo de Física com foco em Energia sustentável para turmas de Ensino
Médio. O protótipo do jogo será avaliado pelos alunos privados de liberdades da escola pública da cidade Maceió/AL. Os resultados serão analisados e comparados por um pré e pós teste onde visa investigar se os alunos gostarão do jogo Ludo Físico (LF), se a maioria dos alunos aprenderam sobre o tema abordado – Energia, cujo o objetivo de discutir as fontes de energia como com uma linguagem simples e acessível aos discentes privados de liberdades do ensino médio onde podemos trabalhar com a interdisciplinaridade (física, química, história e geografia). Nosso trabalho aborda as fontes de energia renováveis e Não renováveis com destaque nas energia solar, eólica e nuclear com suas vantagens e desvantagens. A nossa dissertação foi baseada nos pesquisadores e pensadores das ciências que foram: Lev Vygotsky, David Ausubel, apud Ornellas Farias e etc. Nosso protótipo aqui, como produto da nossa dissertação, é o desenvolvimento de um jogo didático que pode ser usado tanto no celular como nos computadores ou em outro meio de tecnológico que é o Ludo Físico, pois tem como características principais a competição benéfica em que todos ganham, através do conhecimento, do socioemocional, da interatividade professor-aluno e aluno-aluno de maneira lúdica e associada ao uso das tecnologias gerando assim uma nova perspectiva da utilização de aparelhos eletrônicos durantes as aulas de física, de maneira que o professor possa intervir como mediador da atividade atrativa. Além disso, utilizamos um questionário, que foi aplicado aos alunos privados de liberdades que nos possibilitou uma verificação do quão útil foi nosso jogo como ferramenta auxiliar no processo de ensino aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120059 - ANTONIO JOSE ORNELLAS FARIAS
Interna - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Externa ao Programa - 1120709 - MARIA TEREZA DE ARAUJO
Externo à Instituição - ERMS RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 21:14
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