EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA
A Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Não se trata de uma metodologia e sim um conjunto de técnicas e ações experimentais que através de uma abordagem peculiar visa fomentar habilidades características que formam o perfil empreendedor. Tal perfil pode ser usado para trazer motivação e significado ao Ensino de Química, que em muitas situações tem estado dissociado do contexto social do aluno e não leva em consideração os seus anseios. Na Educação Empreendedora o aluno é incentivado a pensar de forma inovadora e criativa e a buscar a realização de um sonho usando características próprias de um empreendedor, sendo por tanto, um ensino focado no discente e tendo o professor como um orientador. O aluno usa o protagonismo para ver oportunidades e as aproveitar, para criar estratégias que lhe permitam concretizar de forma planejada o seu empreendimento. Esse trabalho visa discutir sobre as relações entre as características e habilidades e o aprendizado em Química, apresentando para tal uma sequência didática que envolve entre outras ações a criação de planos de negócios usando temas trabalhados nas aulas de Química a fim de contribuir na busca de alternativas que auxiliem a apropriação do conhecimento a serviço de uma formação cidadã e de um almejado ensino de qualidade.
EMPREENDEDORISMO, EDUCAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA