Banca de DEFESA: IVY SANTOS SOARES

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IVY SANTOS SOARES
DATA: 19/12/2019
LOCAL: INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A Educação Empreendedora apresenta-se como mais um instrumento a contribuir significativamente para a relação ensino/aprendizagem. Não se trata de uma metodologia e sim um conjunto de técnicas e ações experimentais que através de uma abordagem peculiar visa fomentar habilidades características que formam o perfil empreendedor. Tal perfil pode ser usado para trazer motivação e significado ao Ensino de Química, que em muitas situações tem estado dissociado do contexto social do aluno e não leva em consideração os seus anseios. Na Educação Empreendedora o aluno é incentivado a pensar de forma inovadora e criativa e a buscar a realização de um sonho usando características próprias de um empreendedor, sendo por tanto, um ensino focado no discente e tendo o professor como um orientador. O aluno usa o protagonismo para ver oportunidades e as aproveitar, para criar estratégias que lhe permitam concretizar de forma planejada o seu empreendimento. Esse trabalho visa discutir sobre as relações entre as características e habilidades e o aprendizado em Química, apresentando para tal uma sequência didática que envolve entre outras ações a criação de planos de negócios usando temas trabalhados nas aulas de Química a fim de contribuir na busca de alternativas que auxiliem a apropriação do conhecimento a serviço de uma formação cidadã e de um almejado ensino de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE:

EMPREENDEDORISMO, EDUCAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Presidente - 1820228 - RICARDO SILVA PORTO
Interno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1121401 - JOSEALDO TONHOLO
Notícia cadastrada em: 19/12/2019 13:04
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 23:12