Banca de DEFESA: SILVIA GOMES SILVA DE JESUS



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SILVIA GOMES SILVA DE JESUS
DATA: 23/09/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Webconferencia
TÍTULO:

O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA POR CONTEXTUALIZAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ALUNOS DA 1a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO


RESUMO:

Considerando as limitações do livro didático referentes ao conteúdo de Tabela Periódica e a desmotivação dos alunos nas aulas, questionou-se como tornar o estudo dos elementos químicos mais significativo para o educando visando à formação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, ao analisar o livro didático adotado pela
Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, constatou-se que o mesmo não contextualiza os elementos químicos de forma satisfatória. A Tabela Periódica (TP) acaba sendo utilizada apenas como fonte de consulta sem que o estudante compreenda sua importância para a vida e a ciência em geral. Além dessa questão, o aluno tem muita dificuldade no domínio da escrita e localização dos símbolos dos elementos. As atividades do livro didático não são suficientes para que o discente tenha uma aprendizagem realmente significativa. Portanto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Tabela periódica. Trata de uma proposta de Sequência Didática (SD), onde foi adotado o uso de metodologias ativas nas aulas, sendo executada em cinco etapas desenvolvidas com atividades como leitura compartilhada de textos, confecção de paródias, jogos, estruturas, peça teatral, pintura na parede da escola e a elaboração do dicionário dos elementos químicos. Esta estratégia de ensino foi aplicada em seis turmas da 1a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de cunho qualitativo. Para diagnóstico da aprendizagem utilizou-se a avaliação processual através da observação do engajamento e desempenho dos alunos nas atividades propostas. A SD colaborou para o estudo contextualizado de TP, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Dessa forma, os discentes conseguiram melhores resultados nas avaliações e compreenderam o quanto a Química está presente e é importante em suas vidas. Os resultados apresentados nesta pesquisa foram baseados em observações da participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos propostos, sendo discutidos e analisados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela UNESCO, denominados Pilares da Educação. A partir do exposto, acredita-se que
esta proposta contribuiu para que os discentes possam exercer a cidadania e atuar como protagonistas do seu processo de aprendizagem com maior criticidade frente as situações do cotidiano que envolvem o conhecimento químico.


PALAVRAS-CHAVE:

Tabela periódica. Contextualização. Exercício da cidadania. Aprendizagem significativa.


PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Externo(a) à Instituição - LUIS CARLOS FERREIRA DE OLIVEIRA - IFAL
Presidente - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 23/09/2020 09:52
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