Banca de DEFESA: VALDICE BARBOSA PEREIRA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VALDICE BARBOSA PEREIRA
DATA: 05/11/2020
LOCAL: Webconferecia

Sequências Didáticas Baseadas na Problematização e Experimentação Sobre o Tema Polímeros.

O ensino de química ainda é citado por alguns autores como um ensino voltado para as práticas conteudista, sem fazer nenhuma analogia com o cotidiano do alunado, e assim a química acaba sendo vista de uma forma totalmente longe do seu cotidiano e para eles não é interessante estudar algo distante da sua realidade. As sequências didáticas são atividades diferenciadas que objetivam ao professor trabalhar determinado conteúdo fazendo uso de várias metodologias com o intuito de melhorar a prática pedagógica no ensino de química. A proposta de trabalho cujo tema refere-se à Sequência Didática Baseada na Problematização e Experimentação Sobre os Polímeros, tem como desafio despertar o aluno em relação à química, os plásticos, meio ambiente, sustentabilidade e os materiais de uso diário. Aplicando-se a sequência didática (SD) será possível trabalhar com exposição de vídeo, a importância da pesquisa no ensino médio, a aula invertida e o papel da problematização e da experimentação. A metodologia aplicada em cada momento objetiva desenvolver habilidades diversas, pois alunos distintos têm desenvolturas diferentes no seu aprendizado. Nesse sentido procuramos promover uma educação igualitária, de uma forma que favoreça o aprendizado de todos os alunos ao serem lançadas atividades diferenciadas no ensino de química. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 52 alunos do 3ºano do ensino médio, a escola onde foi desenvolvida a pesquisa está situada na cidade de Arapiraca-Al. A sequência didática produzida poderá ser utilizada pelos professores que desejem fazer uso dessa metodologia, não apenas com o tema gerador polímeros, mas também para qualquer outro tema que possa contribuir significativamente para a contextualização no ensino de química.

PALAVRAS-CHAVE:

Polímeros, Sequência Didática, Ensino de Química, Contextualização, Meio ambiente.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

Externo(a) ao Programa - 2089941 - DIMAS JOSE DA PAZ LIMA
Presidente - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA