PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DA TEMÁTICA LIPÍDIOS NO ENSINO MÉDIO COMO FORMA DE INTERDISCIPLINARIDADE E INTRADISCIPLINARIDADE
Em contrapartida ao ensino tradicional há a necessidade, cada vez mais presente, de o professor buscar por métodos que levem os alunos a experiências exitosas quanto ao ensino. O presente trabalho visou aplicar algumas metodologias ativas numa abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), com o intuito de levar os alunos a terem um papel mais participativo na construção do seu conhecimento. Com a temática lipídios, buscou-se trabalhar o assunto de forma inter e intradisciplinar e, através da experimentação, foram realizadas perguntas investigativas com o intuito de conduzir os alunos a atuar como protagonistas de sua própria formação. A proposta foi aplicar a metodologia a alunos numa turma presencial e também de forma adaptada, a turmas no modo remoto, como uma forma de aplicar e produzir conhecimento em tempos de pandemia. Observou-se, com a aplicação das
metodologias ganhos como desenvolvimento do pensamento sustentável nos alunos, busca e descobrimento de soluções válidas para a problemática, cooperação, comunicação e envolvimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Aluno, Protagonismo, Métodos Ativos, Construção, Conhecimento