Banca de DEFESA: LEONARDO RAFAEL SEDON DE MELO

LOCAL: Instituto de Química e Biotecnologia

A INSERÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA

Jogos didáticos, participante ativo, Uno Inorgânico, Química inorgânica

O presente trabalho debate sobre a importância da implementação de atividades e jogos didáticos no contexto educacional, com o objetivo de transformar o estudante em um participante ativo no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando-o na apropriação do conhecimento. No âmbito deste projeto, foi desenvolvido e aplicado um jogo de cartas (Uno Inorgânico) junto a alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola de tempo integral em Maceió, Alagoas, durante a disciplina de Laboratório de práticas experimentais - LPE. Os resultados obtidos através de testes aplicados junto aos estudantes e análises in loco dos mesmos, revelaram melhorias significativas tanto no desempenho acadêmico dos alunos, refletido nas notas obtidas, quanto na ampliação da interação social entre eles. Após alguns dias da introdução do jogo de cartas, observou-se uma melhoria nas relações interpessoais dos alunos, evidenciando que, quando aplicados de maneira apropriada, jogos didáticos não visam apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional.

Presidente - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Externo(a) ao Programa - 1697787 - LAURA CRISTIANE DE SOUZA - nullInterno(a) - 2319362 - VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
Notícia cadastrada em: 20/04/2024 22:06
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 12/05/2024 18:13