QUÍMICA E ARTE: CONSTRUINDO UMA INTERFACE DE ENSINO A PARTIR DO ESTUDO DOS CORANTES NATURAIS.
Materiais Didáticos; Corantes Naturais; Interdisciplinaridade; Ensino de Química. |
Diante da necessidade de modificações curriculares para o Ensino de Química, na especificidade da área de Ciências da Natureza, como previsto pelos documentos normatizadores legais, demanda que o professor busque por materiais que ofereçam suporte didático-pedagógico para sua prática de sala de aula, com orientações que possibilitassem ao professor organizar os principais conceitos que facilitem o ensino e aprendizagem de ciências. Neste contexto, esse trabalho propôs a elaboração de um caderno temático que pudesse dar suporte a professores do ensino básico (médio) para a elaboração de aulas com maior apelo interdisciplinar, perspectiva científico-sociocultural da construção do conhecimento, contextualizadas, experimentais e de forte apelo lúdico. Com o caderno pretendeu-se explorar conceitos de ciências em especial de química, através da temática Química na interface com as Artes. A abordagem metodológica presente neste trabalho se caracterizou como uma pesquisa qualitativa, com ênfase na pesquisa bibliográfica, a qual foi importante para fundamentar esta dissertação e elaborar o produto educacional (caderno temático) proposto. O caderno temático está organizado em seis capítulos que exploram a Química na interface com as Artes na perspectiva sociocultural e histórico-científica da importância do uso dos pigmentos e corantes para os povos ao longo do tempo. O material aborda ainda conceitos físico-químicos e biológicos de como o olho humano observa a cor e traz definições e distinções entre pigmentos e corantes, bem como suas classificações quanto ao tipo, modo de obtenção e aplicações no cotidiano. Por fim, o produto educacional traz a proposição de atividades que o professor possa realizar em sala de aula a fim de trabalhar conceitos de forma mais aprazível, menos fragmentada e contextualizada e perceptível aos estudantes. Finalmente, esta dissertação também usou como suporte as orientações curriculares para o ensino de química; fontes de materiais que abordaram a importância dos materiais didáticos para o Ensino de Ciências; e ainda os três momentos pedagógicos de Delizoicov (2011) para o Ensino de Ciências; além dos corantes naturais na interface da Química com a Arte, propriamente dito.