Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX BARROS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEX BARROS DE LIMA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: webconferência

Aprendizagem Baseada em Problemas; Calor; Objeto Digital de Aprendizagem.

A educação atual ainda remete ao século 17, porém os estudantes são do século 21, e esta desconexão tem causado muitos problemas de contextualização e estruturação em sala de aula. Para tentar resolver essas distorções estudante/século, faz-se necessário o uso de metodologias mais atuais, que tratem os estudantes como pessoas que tem acesso a informações, e que só precisam serem bem direcionados no que diz respeito aos estudos, para se conseguir atingir os objetivos educacionais atuais. Sendo assim, esse trabalho visa construir como produto educacional, um Objeto Digital de Aprendizagem – ODA, no formato de e-livro, contendo o tratamento metodológico da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, implantada com o tema CALOR, nas Ciência da Natureza e suas Tecnologias. Tratamento esse que precisa ser bem preparado, com os componentes educacionais pretendidos, para não causar o desestímulo aos estudantes por ser um problema de muito fácil solução, ou que seja impossível a sua solução no contexto atual. Utilizando de metodologia de resolução de situações problemáticas, espera-se que os estudantes tenham uma visão mais holísticas do mundo em que vivem, e que dessa forma consigam agir mais prontamente para se resolver os problemas que o mundo atual nos apresenta.

Externo(a) à Instituição - ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR - UFRPE
Externo(a) à Instituição - EDUARDO LIMA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Presidente - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA