O LUGAR DA QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: PROMOVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO E DESCARTE DE PLÁSTICO.
Palavras-Chave: Plásticos. Educação Ambiental. Ensino de Química
Diante da grande problemática em torno do uso e descarte incosciente dos plásticos e pela observação
dentro do ambiente escolar e seu entorno, percebeu-se a necessidade de um estudo voltado para a
conscientização sobre o uso e descarte de plásticos. Após questionamentos feitos aos estudantes sobre a
problemática plásticos, notou-se a importância da inserção dessa temática nas aulas de química do ensino
médio da Escola Estadual Adalberto Marroquim. Fato que motivou a abordagem da temática “Polímeros” e
a partir daí, desenvolvimento de uma sequência didática com aulas voltadas para maior conhecimento
sobre o tema. A mediação do professor é fundamental para auxiliar o desenvolvimento crítico e a
concientização chamando a atenção também para a temática sustentabilidade, de modo que o discente
compreenda o mundo que o cerca e qual o seu papel nesse contexto com vistas a amenizar impactos
ambientais. O principal objetivo desta sequência didática é que os estudantes saibam reconhecer os
diferentes tipos de polímeros, focando no consumo sustentável de materiais plásticos, de modo que possam
agir ativamente no local onde estão inseridos, contribuindo com a sociedade. Destaca-se esta problemática
nas aulas de Química buscando um lugar no novo cenário da educação no Brasil, tendo em vista
implantação do Novo Ensino Médio, trazendo os Itinerários Formativos, e denttro destes, uma roupagem de
destaque para a Química. O produto educacional consiste em uma cartilha que possa contribuir
significativamente com as aulas de química de qualquer professor que queira abordar esta temática,
chamando a atenção tanto para o conhecimento dos “Polímeros”, quanto para o uso e descarte consciente
destes materiais contribuindo para o desenvolvimento sustentável e uma conscientização efetiva.
Palavras-Chave: Plásticos. Educação Ambiental. Ensino de Química