NANOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE PARA A PROMOÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA SOCIEDADE
Alfabetização Científica. Nanotecnologia. Produto Educacional.
Os temas transversais na educação têm como foco a compreensão e a construção da realidade social, abordando os direitos e responsabilidades associados à vida individual e coletiva. Nesse contexto, a alfabetização científica torna-se um caminho para a compreensão e construção dessa realidade, tendo como base a química. O presente trabalho buscou avaliar o potencial de Alfabetização Científica (AC) da coleção "Química Ser Protagonista" (QSP) em relação aos Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) propostos por Pizarro (2014), sendo eles: articular ideias, argumentar, ler em ciências, escrever em ciências, investigar problematizar, criar e atuar nas temáticas de Meio Ambiente e Nanotecnologia. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar as questões presentes na coleção nos triênios de 2012, 2015, 2018 e 2021, a fim de identificar as lacunas existentes em cada temática. Durante a análise dos livros didáticos, foram encontradas 1.473 ocorrências de indicadores de Alfabetização Científica. Como resultado dessa análise, foi possível observar a existência de lacunas e desequilíbrio na distribuição das ocorrências em relação ao potencial de alfabetização científica do corpus. Há um grande número de questões contextualizadas, porém falta a presença de questões que permitam ao aluno ter um posicionamento ativo. Com o objetivo de preencher essas lacunas, a pesquisa também propõe a elaboração de um livro didático nas temáticas de Nanotecnologia e Meio Ambiente, com foco na educação básica.