Banca de QUALIFICAÇÃO: HELDER ANDERSON ARAUJO DE SIQUEIRA

DISCENTE : HELDER ANDERSON ARAUJO DE SIQUEIRA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: webconferência

O ensino de metais com enfoque CTSA no Ensino Médio.

Ensino de química, Metais, CTSA

Vivemos na era da globalização, com a tecnologia facilitando o dia-a-dia das pessoas. Contudo, se por um lado as máquinas estão à disposição para os mais variados fins, por outro, surgem novas demandas de energia e matéria-prima, e consequentemente o agravamento das questões ambientais (RICARDO, 2007, apud FAVILA, ADAIME, 2013, p. 2866). O mundo moderno é cada vez mais artificial, no sentido de intervenção humana, e há uma crescente necessidade por conhecimentos científicos e tecnológicos para a tomada de decisões comuns, individuais ou coletivas, ainda que nem sempre essa influência seja percebida claramente por todos. Os jovens, em particular, interagem constantemente com novos hábitos de consumo que são reflexos diretos da tecnologia atual. Paradoxalmente, não recebem na escola uma formação para a ciência e a tecnologia que vá além da informação e de relações meramente ilustrativas ou motivacionais entre esses campos de saberes. Mesmo quando há inovações, que buscam aproximar os alunos do funcionamento das coisas e das questões tecnológicas, ainda ficam ausentes outras dimensões do mundo artificial e da compreensão da sua relação com a vida diária. (RICARDO, 2007) A maneira como os conteúdos de química são “transmitidos” em sala de aula não tem contribuído quase em nada para a vida pessoal e social dos alunos, pois a mesma, muitas vezes, tem se tornado “importante” somente para aqueles que irão concorrer a uma vaga no vestibular, ou seja, não os prepara para uma vida cidadã. Para mudar essa situação, é preciso priorizar, no ensino da química, a participação ativa do aluno, integrando-o durante o processo de ensino e aprendizagem (FIGUEIREDO, RODRIGUES, 2014). Buscando romper com o modelo tradicionalista baseada apenas na transmissão e recepção dos conteúdos, surge uma alternativa bastante eficiente que é a utilização da abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia Sociedade-Ambiente) no ensino de Química, que busca estabelecer relações entre o conhecimento científico, a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente (ROCHA, I. G. et al).  O ensino contextualizado teve sua origem oficial com o Movimento Ciência Tecnologia e Sociedade - CTSA, na década de setenta, devido o crescente desenvolvimento da ciência e tecnologia. Mais recentemente na década de noventa, a preocupação com as questões ambientais e suas relações com a Ciência, Tecnologia e Sociedade, fez surgir o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade e Ambiente - CTSA (MARCONDES,2009, apud FAVILA, ADAIME, 2013). De acordo com o CTSA, esta dissertação aborda o ensino de metais com a perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Propondo um conhecimento sobre os metais , relacionando o cotidiano com os quatros pontos, C (ciência), T (tecnologia), S (sociedade) e A (ambiente).

Externo(a) à Instituição - ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR - UFRPE
Externo(a) à Instituição - EDUARDO LIMA DOS SANTOS - IFAL
Interno(a) - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Presidente - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA