A INSERÇÃO DE JOGOS DE CARTAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA
Jogos de cartas, ensino de química
Mesmo nos dias atuais, verifica-se, através de sondagens ou mesmo em conversas informais, o quanto a disciplina de química ainda é temerosa para grande parcela do alunado. Um dos inúmeros motivos, desse receio gerido pelos alunos, deriva, ainda, da forma como a química é apresentada e lecionada em sala de aula por certa parte dos professores. Muitos discentes ainda insistem, unicamente, no método de ensino tradicional, também denominado de expositivo ou bancário, transformando, assim, os alunos em meros expectadores ao invés de participantes ativos durante o aprendizado Em congruência com o que foi estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e, posteriormente, pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o ensino em sala deve ser dinâmico, interativo, extrovertido, visando se afastar do tradicionalismo, e, assim, trazer o aluno para mais próximo do conhecimento, tirando-o da posição de mero expectador e colocando-o na de protagonista durante o processo ensino.