Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CÉSAR DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO CÉSAR DE MELO
DATA : 28/07/2023
HORA: 16:30
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PROMOÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, UMA PROPOSTA STEAM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO BÁSICA.


PÁGINAS: 15
RESUMO:

O presente trabalho apresenta como proposta pedagógica uma sequência didática onde será utilizado a robótica educacional como ferramenta metodológica para intercalar a construção de conhecimentos da robótica educacional com a Química presente nos sensores, após a escolha dos projetos Seguidor de linha e Seguidor de luz, pelos alunos, é possível abordar quimicamente diversos assuntos desde o processo de extração dos semicondutores utilizados pelos sensores, passando pela história, produção e aplicação dos led’s, o tipo de economia empregada nesse mercado (economia linear), estrutura e modelos atômicos, até chegar nos saltos quânticos, coloração mediante esses saltos, teste da chama até chegar nos semicondutores, metais e o mar de elétrons, podendo explicar a descentralização dos elétrons nos metais, há possibilidade de falar sobre tipos de corrente elétricas, continua ou alternada, falar sobre os alternadores, o tipo de corrente presente no projeto e todos os metais e semicondutores presentes nas placas, pensando especificamente na luz, devido ao sensor utilizado, é possível trabalhar assuntos que perpassam o comprimento de onda da faixa do visível e os demais comprimentos, falar sobre frequência, amplitude de onda, dualidade da luz e todos os experimentos correlatos, e por fim falar sobre a interação da luz com os gases da atmosfera até chegar em fatores sustentáveis que é o foco deste trabalho, onde é possível elucidar discussões acerca do “Aquecimento global e a explicação Química desse processo”. Os protótipos utilizam o sensor de luz, conjunto LED branco mais receptor RGB que é
formado por uma placa com semicondutor de Silício (Si) que pode gerar fluxo de elétrons mediante exposição solar. A metodologia utilizada é uma sequência didática dividida em 7 aulas organizadas em; 1° aula - Divisão dos grupos e escolha dos projetos a serem trabalhados mais o tema dos seminários a serem desenvolvidos pelos grupos de alunos; 2° aula - Aplicação de questionário no google forms acerca dos temas de cada grupo, registro
fotográfico do manual de construção dos protótipos e aula de como utilizar a plataforma Canva; 3° aula - Montagem dos kit`s para construção dos protótipos, e acompanhamento da construção dos slides para apresentação dos seminários; 4° aula Montagem dos protótipos e acompanhamento dos slides para o seminários; 5° aula - Aula de programação e finalização dos projetos já com programação e acompanhamento dos slides para o seminários; 6° aula - Culminância, apresentação dos protótipos e apresentação dos seminários; 7° aula - Aplicação de questionário avaliativo no google forms dos assuntos trabalhados nos seminários.  Os assuntos escolhidos para os seminários são para o Seguidor de luz; Química verde, semicondutores, energias renováveis e a sustentabilidade. Já para o seguidor de linha temos; Química verde, aquecimento global e a Química envolvida. Por fim, o professor deve desenvolver um kit para aplicação em escolas públicas com manual e vídeo aulas a fim de que qualquer professor apenas com kit e manual possa aplicar essa metodologia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Externo(a) à Instituição - EDUARDO LIMA DOS SANTOS - IFAL
Presidente - 2567170 - FRANCINE SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/07/2023 17:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 21/04/2024 08:57