SISTEMATIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
Os Institutos Federais de Educação (IFS), criados com a proposta de ser um modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a necessidade de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos a serem utilizados de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados dos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotadas. Conclui-se, apresentando os principais resultados da análise proposta na pesquisa e a proposta de fluxo administrativo referente a tramitação de contratos de transferência de tecnologia.
Institutos Federais de Educação; Transferência de Tecnologia; Contratos.