PROGRAMA DE PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL E DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL: UMA PROPOSTA PARA A UFAL.
O discente do século XXI demonstra um certo entendimento e percebe a necessidade da existência de conexões que sejam oferecidas pelas instituições de ensino superior entre o mercado e a academia, como apontado em alguns estudos publicados. O conceito de Universidade está ligado a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, e esta última pode configurar uma resposta para integrar a academia com as reais necessidades da sociedade, além de permitir a promoção de aspectos da nova economia, quando se considera questões sociais, exigindo um comportamento empreendedor inovador mediante os negócios de impacto social. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é investigar como o empreendedorismo social e os negócios de impacto social são promovidos na Universidade Federal de Alagoas, considerando suas ações extensão, e construir uma proposta de ações para o aprimoramento neste setor. Para esse fim, foi realizado uma pesquisa exploratória e bibliográfica, a fim de levantar a situação atual e traçar propositivas de futuro. Como resultado, é apresentado um plano de ação no formato de um programa para a promoção do empreendedorismo social e negócios de impacto social na UFAL
Negócios de Impacto Social; Empreendedorismo Social; Extensão Universitária; Universidade Empreendedora; Inovação.