Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁUREA VALÉRIA DE ANDRADE



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ÁUREA VALÉRIA DE ANDRADE
DATA: 18/10/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 205 na FEAC/UFAL
TÍTULO:

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS: INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL, PROMOVENDO O CRESCIMENTO ECONÔMICO ALAGOANO.


RESUMO:

A evolução econômica e social de um país está ligada à melhoria da qualidade de vida de seu povo, desenvolvendo um círculo virtuoso que traz impacto para vários indicadores, dentre eles a geração de empregos. Através da criação de novos empregos, o que gera autonomia aos cidadãos ativos do mercado de trabalho, um país consegue resolver um de seus principais problemas (o desemprego). Muitos países tentam ofertar ambientes favoráveis ao fortalecimento de empresas e surgimento de novos negócios, considerando seu apoio no desenvolvimento econômico e social e consequente criação de empregos. O empreendedorismo é habitualmente reconhecido como o principal condutor do desenvolvimento e crescimento econômico, bem como do dinamismo industrial. Inovação, no Brasil, é uma palavra de diversos sentidos. O país ainda precisa evoluir muito no tocante à sua identidade inovadora. As startups são novas (ou ainda em fase de constituição) e pequenas empresas, geralmente de base tecnológica, com custos de manutenção mais baixos e com modelo de negócio escalável e repetível. Todavia, as startups existem em ambientes de muita incerteza até comprovarem que o negócio é sustentável. Elas cumprem o papel de continuamente revitalizar o mercado, mas necessitam de um ambiente propício para que se desenvolvam e tenham êxito. Em momentos de crise precisa-se formar empreendedores, assim cada um poderá trabalhar com seus verdadeiros talentos, diminuindo o desemprego e apoiando pessoas com soluções inovadoras, colaborando com o desenvolvimento da economia local. Entende-se que a economia digital é um segmento estratégico, pelo grande impacto positivo que ele pode causar no desenvolvimento dos demais setores econômicos. O presente trabalho tem por objetivo atender as demandas das startups alagoanas, através de um programa de aceleração que promova o seu desenvolvimento de forma completa e duradoura. Para tanto, analisou-se as principais características desses empreendedores digitais, com a finalidade de comprovar sua contribuição para o desenvolvimento da economia alagoana e mostrar que são empresas que possuem faturamento e não apenas empreendedores sonhando ser empresários. Acredita-se que a efetivação de um Programa de Pré Aceleração em Alagoas irá colaborar com o ecossistema inovador do Estado, bem como servir de base para o crescimento dos empreendedores que possivelmente criarão serviços/empresas inovadoras ajudando a alavancar a economia local.


PALAVRAS-CHAVE:

Empreendedorismo, Inovação, Startups, Crescimento Econômico.


PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2582588 - FRANCISCO JOSE PEIXOTO ROSARIO
Interno(a) - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo(a) à Instituição - ORLANDO RAMOS DO NASCIMENTO JUNIOR - UNEAL
Notícia cadastrada em: 16/10/2019 08:33
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 23/04/2024 10:04