Banca de DEFESA: ALCILENE VIEIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALCILENE VIEIRA FERREIRA
DATA: 01/11/2019
LOCAL: SALA DE VISUALIZAÇÃO LCCV/UFAL

DESENVOLVIMENTO DE MODELO DE GESTÃO DA COMUNICAÇÃO PARA INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A dissertação apresenta o desenvolvimento de Modelo de Gestão da Comunicação para Inovação – MGCI, com objetivo de facilitar o entendimento e mensuração da comunicação organizacional, em qualquer tipo de organização. Para sua elaboração levou-se em consideração o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, o Radar da Inovação,originalmente ( concebido por Sawhney) e no composto da
Comunicação Integrada de Margarida Kunsch. O MGCI está alicerçado em 4 fundamentos, que compreendem o conjunto das diferentes modalidades comunicacionais dentro das organizações: Comunicação Interna, Comunicação Administrativa ou Empresarial,Comunicação Mercadológica e Comunicação Institucional. Esses fundamentos desdobram-se em 8 critérios, sendo eles: Cultura Organizacional, Pessoas, Estratégia, Networking,Posicionamento, Clientes, Institucional e Aprendizado. Para efeito de comprovação da metodologia, o MGCI foi aplicado na Rede Metrológica de Alagoas em três momentos distintos, sendo o primeiro, o diagnóstico inicial, em agosto de 2017, o qual gerou o Desempenho Geral Total (DGT) e Radar 0, apontando assim o nível 1 de maturidade da organização em relação à comunicação, com 24 pontos. Ao ser aplicado pela segunda vez, após 12 meses realizando ações de comunicação, como base no resultado do Radar 0, foram obtidos 69,67 pontos, o que representa a elevação do patamar da organização para nível 2, compondo assim o DGT e Radar 1. Já o Radar 2, obtido após aplicação do MGCI em julho de 2019, obteve resultado de 83,67 pontos, o que significa que a organização, conseguiu atingir o nível 3 de maturidade dentre 4 níveis propostos pelo MGCI, o que significa dizer que há práticas constantes de comunicação tendo em vista a promoção de ambiente inovador e, por isso, necessita dar continuidades às ações para que se chegue ao patamar de excelência, representado pelo nível 4.

PALAVRAS-CHAVE:

COMUNICAÇÃO. INOVAÇÃO. MATURIDADE. REDE METROLÓGICA.VIABILIDADE.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Presidente - 1140981 - EDUARDO SETTON SAMPAIO DA SILVEIRA
Interno(a) - 1121401 - JOSEALDO TONHOLO