PROPOSTA DE MODELO DE INDICADORES E MÉTRICAS DE INOVAÇÃO PARA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
A construção de metodologia para diagnosticar e avaliar a inovação no setor público em nível institucional, especificamente em universidades, continua um desafio para as agências de financiamento governamentais. Embora existam várias iniciativas, e em especial no caso do Brasil, resta muito a ser feito para desenvolver um quadro de referência neste segmento. Este trabalho desenvolve um modelo de indicadores e métricas de inovação para a Universidade Federal de Alagoas-Ufal com eforço para auxiliar no planejamento estratégico. De acordo com a delimitação da metodologia a pesquisa está caracterizada como exploratória descritiva. Procura responder a questão: por que precisamos mensurar a inovação em instituição pública de ensino superior? Nesse processo, revela-se, então, a elaboração e proposição de fundamentos teóricos mais abrangentes para compreender o comportamento institucional e contribuir para gestão da Ciencia Tecnologia & Inovação com aporte no empreendedorismo e na abordagem Balanced Scorecard - BSC. O estudo compila a análise documental dos manuais internacionais desenvolvidos na área e molda-se a Lei n.º 13.243, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. A proposta inclui análise específica em cada dimensão e estruturação em subdimensão para definição dos indicadores de insumo e resultado, voltados para o conhecimento que gera inovação e fomenta o empreendedorismo. O processo de mensuração tem por base procedimento matemático e cruzamento de dados das atividades processuais e de resultados para elaboração do perfil inovativo. O instrumento gerado no processo agrega 105 indicadores, distribuídos em 5 dimensões e 11 subdimensões. Este estudo tem por resultado um sistema de indicadores que fornece uma visão descritiva e permite determinar padrões e tendências do processo inovativo, adequadamente estruturado e condizente com as características da instituição. Um modelo padronizado de indicadores contribui para gestão da inovação, principalmente quando são levados em consideração o gerenciamento de informações e conhecimento institucional. Permite a definição de alternativas que podem subsidiar o processo de tomada de decisão, alinhado ao planejamento estratégico de forma a identificar as contribuições da Universidade, no alcance das metas estabelecidas.
Indicador, Métrica, Inovação, Empreendedorismo, Universidade.