Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEILDO RODRIGUES OLIVEIRA PEREIRA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: BENEILDO RODRIGUES OLIVEIRA PEREIRA
DATA: 19/12/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reuniões do IQB/UFAL
TÍTULO:

A relação universidade-empresa presente nos projetos de extensão universitária: O marketing digital como ferramenta propulsora de transferência de tecnologia e inovação.


RESUMO:

A extensão é, por vezes, entendida como ação de caráter assistencialista, mas de fato, é uma ação que permite que a pesquisa não seja desconexa das demandas da sociedade, além de possibilitar a transferência tecnológica e aumento da capacidade inovativa de pequenas e microempresas. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar o processo de produção da propriedade intelectual no Campus A.C. Simões, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo como foco os produtos resultantes de ações de extensão universitária através de interações Universidade-Empresa através da publicização dos resultados dos esforços inventivos de pesquisadores e alunos que resultaram em elementos de propriedade intelectual, utilizando o marketing digital como ferramenta propulsora desta ação. A metodologia utilizada foi de caráter quali-quantitativa, buscando-se entender os elementos que fazem parte do processo de inovação e a importância da relação Universidade-Empresa e o Marketing Digital como elemento facilitador e de estímulo ao processo inovativo. Além da proposta de um novo olhar sobre a extensão universitária para o desenvolvimento de pesquisas direcionadas a soluções mais imediatas, do aperfeiçoamento de habilidades nos estudantes envolvidos, do estímulo ao pensamento empreendedor, do elemento transformador da realidade local e gerador de conhecimentos. Dessa forma, sugere-se uma mudança no modelo de gestão da Proex, com a criação de uma nova coordenadoria capaz de se relacionar com outros órgãos e unidades acadêmicas, buscando um estreitamento na comunicação com empresas.


PALAVRAS-CHAVE:

Universidade-Empresa. Extensão universitária. Transferência tecnológica.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 776.707.014-04 - CENIRA MONTEIRO DE CARVALHO - UFAL
Presidente - 5198835 - JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
Interno(a) - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Notícia cadastrada em: 10/12/2019 15:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 23/04/2024 15:16