GESTÃO DA INOVAÇÃO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA CONSOLIDAÇÃO DO POLO GASTRONÔMICO DE MASSAGUEIRA/AL.
O presente estudo discorre sobre a importância de uma inovação sistêmica, como diferencial estratégico, para aumentar a competetividade e longevidade das empresas. O objetivo principal do trabalho é avaliar o grau de inovação de 3 empresas situadas no polo gastronômico de Massagueira, buscando identificar, mensurar, comparar e transformar através de sugestões, o grau de inovação dos restaurantes pesquisados, visando o sucesso do negócio e sua permanência no mercado. Na metodologia, foi abordado uma pesquisa aplicada em 3 restaurantes, com métodos mistos, utilizando principalmente a ferramenta Radar da Inovação, elaborado por Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) e readaptada pelo Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, com o intuito de mensurar o grau de inovação das micro e pequenas empresas atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação. Posteriormente, foram feitos alguns apontamentos sobre as dimensões que fazem parte da ferramenta utilizada, bem como sugestões para melhorar as dimensões com baixo grau de inovação. Por último, foi feito uma análise comparativa dos resultados do grau de inovação dos respectivos restaurantes.
Inovação. Grau de inovação. Polo Gastronômico de Massagueira. Vantagem Competitiva.