Banca de QUALIFICAÇÃO: IARA ROSE VIEIRA WANDERLEY



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: IARA ROSE VIEIRA WANDERLEY
DATA: 28/01/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reuniões do IQB/UFAL
TÍTULO:

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE UM PRODUTO ALIMENTÍCIO NUTRICIONALMENTE ENRIQUECIDO COM MELAÇO DA CANA DE AÇÚCAR E RESÍDUO DE MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULIS)


RESUMO:

Trata-se de um produto alimentar nutritivo, barra de cereal inovadora, onde a matéria prima é composta por polpa de maracujá, farinha de resíduo do maracujá, farinha de aveia, granola, castanhas trituradas, flocos de arroz, o ligante usado é o melaço da cana de açúcar e óleo de coco para untar a forma, O processo de fabricação é acessível e não altera os nutrientes naturais do produto, ondeserá empregada uma técnica de simples homogeneização dos ingredientes, que permite a agregação de nutrientes com posterior compactação e aquecimento em temperatura branda, sem prejuízo do sabor. Refere-se a um produto inovador, em virtude do elevado valor proteico e energético, sem detrimento das características do produto com relação ao sabor, os testes indicaram que o produto conservou o sabor caseiro. Estudos sobre embalagem serão realizados a fim de encontrar uma que se adapte melhor ao produto para aumentar o prazo de validade e despertar maior interesse do público consumidor no que se refere à logística do produto. Observa-se, nesse sentido, que a procura para essa categoria de produto vem crescendo, tendo em vista a preocupação constante com uma alimentação saudável e equilibrada.


PALAVRAS-CHAVE:

melaço. farinha de resíduo de maracujá. composição nutricional. Inovação. barra de cereal


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 776.707.014-04 - CENIRA MONTEIRO DE CARVALHO - UFAL
Interno(a) - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Presidente - 5198835 - JOSE EDMUNDO ACCIOLY DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 24/01/2020 18:44
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 17:21