Banca de DEFESA: THAIS TELLES QUEIROZ LIRA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: THAIS TELLES QUEIROZ LIRA
DATA: 07/02/2020
LOCAL: LCCV/UFAL

ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E ESTÍMULO À INOVAÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

O empreendedorismo em sua acepção mais ampla e contemporânea, a qual não se restringe apenas ao fazer empresarial, se estabelece como um fenômeno cultural e a educação empreendedora como um relevante campo voltado para formação dessa cultura de estímulo ao espírito criativo, a inovação e a busca por soluções para melhoria dos contextos nos quais os indivíduos estão inseridos. Diante da relevância dessa temática e da necessidade de fomentá-la, a fim de promover a melhoria e o aperfeiçoamento da educação empreendedora no Brasil, este trabalho buscou identificar estudos e experiências no âmbito da educação empreendedora e estímulo a inovação, apresentando possibilidades para sua implementação no contexto escolar, tomando como base publicações voltadas para crianças e jovens. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem híbrida, combinando métodos quantitativos e qualitativos, com intuito de obter uma base rica e contextual para interpretar e validar os resultados levantados. O estudo consistiu em três etapas, sendo elas: (1) Pesquisa bibliométrica nas bases SCOPUS (Elsevier) e WEB OF SCIENCE, bem como no sistema de busca da empresa Amazon; (2) Estudo comparativo das publicações mais citadas, a fim de verificar os pontos de convergência e/ou divergência entre as propostas voltadas para educação empreendedora e inovação no contexto infantil e juvenil, em âmbito nacional e internacional; e (3) compreensão do cenário local, investigando se o empreendedorismo inovador tem sido promovido em escolas no Município de Maceió - AL. Os resultados encontrados no estudo indicam o aumento no número de pesquisas sobre o tema, entretanto apontam um quantitativo tímido de publicações com foco, especialmente, no público infantil. Além disso, revelam a necessidade de aproximação desses estudos com os profissionais responsáveis pela condução do trabalho pedagógico voltado para educação empreendedora e inovação na maioria dos contextos investigados. Pretende-se com esta pesquisa, possibilitar a elaboração de subsídios pedagógicos de incentivo a educação empreendedora desde a infância.

PALAVRAS-CHAVE:

Educação Empreendedora. Inovação. Crianças e Jovens.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Externo(a) ao Programa - 1299676 - CEZAR NONATO BEZERRA CANDEIAS
Interno(a) - 1121112 - JOAO INACIO SOLETTI