RÓTULOS, LEGISLAÇÃO E MARCAS: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA EM PRODUTOS ZERO LACTOSE
O presente estudo demostrou as transformações do setor de alimentos que possuem origem nas mudanças legais, sociais e culturais das gerações. Dentro das intolerâncias por alimento, oslácteospossuem o públicomaisexpressivo, pois se estima que no Brasil 45% da populaçãobrasileirapossuaalgumgrau de intolerância à lactose. O presentetrabalhoteve por objetivo a padronização dos elementos fundamentais na elaboração de rótulos para produtos zero lactose, levando em consideração as informações extraídas dos bancos de dados Scopus e INPI. Através da análise tecnologias prospectadas em 34 pedidos de patentes e 134 pedidos de registro de marcasna base do INPI que correlacionados aos 746 artigos extraídos do banco de dados do Scopus. Para que somando a legislação vigente para produtos “zero lactose” fosse construído um guia para indústrias do setor de alimentos em Alagoas e uma proposta de política pública em parceria com a rede metrológica do estado.
Rótulos. Prospecção tecnológica. Lactose.