METODOLOGIA PARA OPERACIONALIZAR AMBIENTES DE INOVAÇÃO EM ECONOMIA CRIATIVA
A manutenção de negócios no ambiente empresarial representa um desafio diário para quem empreende, havendo sempre a necessidade de se pensar em produtos e serviços diferenciados, que encantem o público e que gerem retornos econômicos às empresas, dinamizando a economia. Neste sentido, a inovação têm sido um termo cada vez mais disseminado e necessário às empresas que desejam se manter no mercado. Neste contexto, as atividades da economia criativa apresentam uma vantagem natural, uma vez que é composta por atividades que possuem como principal ativo a criatividade humana, gerando bens e serviços que são passíveis de proteção intelectual, além de proporcionarem a diferentes cadeias produtivas, diferenciais de inovação. Entretanto, devido ao alto grau de intangibilidade apresentado pelas atividades criativas, há certa dificuldade no entendimento e geração de inovação. Diferentes modelos de ambientes de inovação vêm facilitando este processo, em diferentes segmentos econômicos, mas há poucos direcionados para economia criativa, sendo estes ambientes ainda pouco utilizados por empreendedores desta área. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar um modelo de atuação em ambientes de inovação que se adeque às necessidades de empreendimentos da economia criativa em Alagoas. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica para entendimento dos principais conceitos e modelos que auxiliem nesta construção. Ao fim do trabalho, será entregue o método adequado à realidade alagoana, assim como reflexões e recomendações.
Economia Criativa, Inovação, Ambientes de Inovação, Propriedade Intelectual