Banca de DEFESA: CLAUDIA BEATRIZ LOPES ALMEIDA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CLAUDIA BEATRIZ LOPES ALMEIDA
DATA: 14/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (PLATAFORMA HANGOUT)
TÍTULO:

ELABORAÇÃO DE MODELO DE NEGÓCIOS NO SETOR DE FITOCOSMÉTICOS CAPILARES


RESUMO:

A incansável busca pela aceitação estética, permeia a história da sociedade, fundamentando toda evolução da indústria cosmética, que utiliza do apelo da beleza para geração de ciência, tecnologia e inovação. Os produtos cosméticos procuram limpar, embelezar ou alterar aparentemente o corpo humano, sem interferir na estrutura e nas funções, podendo ser categorizados em três estados físicos, o sólido, os semissólidos e o líquido. Setor protagonizado por grandes players, provém aos países crescimento econômico e renda global, o mesmo está passando por um movimento novo, onde a sustentabilidade, personalização, valor social, tecnologia e transparência tornaram-se pontos decisórios na obtenção de um produto. Para atender a necessidade de um mercado mais exigente com a procedência dos matérias usados nas composições do cosmético, os fitocosméticos vem solucionar esta demanda, ao se dedicar em encontrar soluções que utilizem dos princípios ativos vindo de plantas para trazer cuidados na higiene, estética, da correção e da manutenção de um estado normal e sadio do corpo, no formato de extrato, de óleo ou óleo essencial. O cabelo humano é um dos principais adornos de homens e mulheres, que também possuem a funcionalidade protetora ao corpo humano, a fibra capilar é composta por três componentes, a cutícula, o córtex e a medula. Ao ter contato com qualquer procedimento cosmético, as células cuticulares são as primeiras reagir, sendo na melhoria do seu aspecto ou não. O uso de óleos naturais demonstra-se ser uma tendência que fortalecida com o tempo por ter seus benefícios como a hidratação, promover o brilho, combater o frizz e a proteger a coloração. De origem brasileira, o baru é típico dos cerrados, suas sementes são ricas em proteínas lipídios e carboidratos, podendo ser usada no setor de alimentos, na madeireira e na medicina, já a moringa é originária do noroeste da Índia, possui diversas aplicações como alimento, no tratamento de água e no setor cosméticos. Entre as ferramentas que auxiliam na estruturação de uma empresa, o modelo de negócios ajuda os gestores para capturar, compreender, comunicar, projetar, analisar e mudar a lógica de negócio de sua organização. A presente pesquisa teve como objetivo elaborar um modelo de um negócio no setor cosmético que tem como base produtos cosméticos capilares naturais, com foco nos óleos de baru e de moringa, avaliando a reação do cabelo por meio do microscópio de varredura. Para isto foram realizadas primeiramente analises do fio de cabelo submetidos aos óleos, analisando o comportamento das células cuticulares, onde verificou-se uma maior aceitabilidade dos fios lisos aos dois óleos. Após deu-se início a pesquisa bibliográfica sobre modelos de negócios na área cosmética e a prospecção tecnológica dos produtos fitocosméticos. Com os resultados destes foi possível elaborar, primeiramente o modelo de negócios Canvas e depois, o plano de negócio. Por fim, verifica-se que existe um ambiente propício para a implementação de negócio na área de cosméticos naturais, mesmo com fortes concorrentes, oferecer produtos mais acessíveis pode ser um diferencial em relação as outras empresas. Outro fator importante são os canais de comunicação com o cliente, que deve seguir a tendência das mídias digitais.


PALAVRAS-CHAVE:

Fitocosmético, modelo de negócios, Inovação


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1121112 - JOAO INACIO SOLETTI
Presidente - 1775449 - TATIANE LUCIANO BALLIANO
Interno(a) - 1488396 - TICIANO GOMES DO NASCIMENTO
Externo(a) ao Programa - 2319362 - VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
Notícia cadastrada em: 11/05/2020 13:57
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