Banca de DEFESA: PAULINE MARIA REIS COSTA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PAULINE MARIA REIS COSTA
DATA: 09/12/2020
LOCAL: PLATAFORMA TEAMS

OPORTUNIDADES DE IMPLANTAÇÃO DE UMA INCUBADORA DE NEGÓCIOS TRADICIONAIS NO ARRANJO PRODUTIVO DA COSTA DOS CORAIS EM ALAGOAS COMO PROPULSORA DA TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA

A transferência de tecnologia para a inovação está intimamente relacionada com o processo de geração e difusão do conhecimento, temas que são discutidos em ambientes como a universidade empreendedora, as firmas que buscam a competitividade por meio da inovação e a gestão pública. A dinâmica resultante desta interação amplia o desempenho socioeconômico local, a partir do momento que soluciona demandas sociais e oferta alternativas inovadoras. Este trabalho terá então o objetivo de propor um roteiro metodológico que permita a transferência de tecnologia para a inovação no município de Maragogi, se valendo dos atores locais e do Arranjo Produtivo Local Costa dos Corais, previamente identificado na região e detalhado neste trabalho. Os métodos do trabalho estão amparados na Design Science, com base nas 07 diretrizes da metodologia, com o rigor técnico do uso do método exploratório descritivo, sendo feito estudos e pesquisas do arcabouço teórico sobre o tema, bem como dos diversos relatórios e publicações das organizações do estado. Ao final do trabalho será apresentado o modelo roteirizado para a implementação de um instrumento de transferência de tecnologia para a inovação, tendo como base a implantação de uma incubadora de negócios tradicionais no município de Maragogi. O trabalho seguirá com as propostas de pesquisas futuras e a sugestão de estudos posteriores.

PALAVRAS-CHAVE:

inovação, transferência de tecnologia, universidade empreendedora e hélice tripla.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Externo(a) à Instituição - ANDRÉ MORAES DOS SANTOS - UVI
Interno(a) - 310567 - ELIANA SILVA DE ALMEIDA