Banca de QUALIFICAÇÃO: TACIANA MELO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: TACIANA MELO DOS SANTOS
DATA: 11/01/2021
LOCAL: Google Meet (videoconferência)

PROPOSTA DE PROGRAMA DE APOIO ÀS AÇÕES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

A incorporação da ciência e tecnologia aos processos produtivos e de gestão, integrados aos mais diversos setores da economia, da sociedade e órgãos públicos são fundamentais na constituição e organização do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Historicamente, as Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s) constituem os principais atores no sistema, sendo na sua maioria instituições públicas, que se mantiveram afastados das instituições com capacidade de transformar conhecimento em bens de valor econômico, hegemonicamente empresas de origem privada. A constituição de políticas públicas para aproximar estes entes, buscando uma colaboração virtuosa, apresentou avanços e resistências ao longo do tempo. As legislações específicas, criadas com muito esforço da comunidade junto ao Congresso Nacional, reagiram ao arcabouço legal tradicional, com contradições e inoperância prática, para aqueles que buscavam interação profícua entre academia, ICT’s, setor público e privado. A atualização de diretrizes relacionais apresentadas pela Emenda Constitucional nº 85, em 26 de fevereiro de 2015, voltadas para pesquisa e inovação, seguida das alterações na chamada Lei de Inovação, nª 13 243 de 2016, fomentou fortemente a aproximação dos institutos públicos de pesquisa com as empresas privadas, definindo instrumentos de alianças e estratégias para incentivos fiscais, transferência e difusão de tecnologia. Especificamente, demandando das Universidades a constituição e funcionamento dos Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT, o estabelecimento de Políticas de Inovação em seus regimentos internos, regulamentação sobre propriedade intelectual, uso de bens, fomento de empreendedorismo, compartilhamento de espaços, criação de ambientes inovadores e, logicamente, o relacionamento com as empresas. Neste sentido, com a iminente atualização da Política de Inovação da UFAL, o Programa de Apoio às Ações de Inovação Tecnológica na Universidade Federal de Alagoas, configura um mecanismo gerencial que favorece a obtenção de suporte financeiro e administrativo para o pleno funcionamento do NIT.

PALAVRAS-CHAVE:

Políticas Públicas. Inovação. Processos de Gestão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Externo(a) ao Programa - 1546023 - IRAILDES PEREIRA ASSUNCAO
Presidente - 1121112 - JOAO INACIO SOLETTI