Propostas de Estratégias de Marketing para Valorização de Produtos de Indicações Geográficas de Alagoas
Indicação Geográfica, Valorização de Produtos, Estratégias Mercadológicas
Comercializar produtos de forma estruturada e contínua é um dos grandes gargalos encontrados pelos detentores de registros de indicação geográfica (IG) no Brasil. A partir da problemática de pesquisa, sobre como estruturar estratégias mercadológicas para valorização de produtos de IG alagoanas, observou-se que não há um método estruturado para apoio à comercialização de produtos nem estratégias comerciais definidas que auxiliem as IG locais em suas iniciativas para acesso a mercados. O objetivo geral deste estudo é estruturar estratégias mercadológicas para valorização de produtos de indicações geográficas de Alagoas. Para alcançá-lo, são apontados objetivos específicos para identificar percepções de atores do ecossistema de apoio sobre o modelo mais adequado para potencializar resultados, constatar as dificuldades existentes nas cadeias produtivas e oportunidades para inferência de ações estratégicas, gerando recomendações para auxiliar na divulgação da IG e seus produtos. A pesquisa possui natureza aplicadae utiliza o método abdutivo. Sua abordagem é qualitativa e possui objetivo exploratório, utilizando como métodos de pesquisa o metaestudo; levantamento de dados, via survey; pesquisa-ação e Design Science research. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e documentais e observação direta intensiva e extensiva, os quais foram tratados por meio da análise de conteúdo. Percebeu-se como resultados que há desestruturação da governança local, o que impacta significativamente no acesso a mercados e promoção comercial, causando fragilizado posicionamento. Não há política pública estruturada que incentive as IG como verdadeira estratégia de desenvolvimento territorial e isso reflete um ecossistema empreendedor enfraquecido, alicerçado apenas emum ou dois agentes, gerando sobrecarga e limitação de investimentos econômico-financeiros para apoio aos grupos produtivos. Ainda, não há profissionalização da gestão empresarial nas IG, especialmente na área comercial, revelando atuação de mercado empírica, bem como alta dependência técnica e financeira dos grupos menos estruturados. Por fim, obteve-se 04 principais recomendações para os agentes que integram esse ambiente de negócio: fortalecimento do ambiente de negócio para valorização da IG; profissionalização da gestão empresarial; planejamento de marketing; e divulgação, comunicação de atributos e vendas focadas e ativas.