RELAÇÃO ENTRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL E AS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MARCAS REGISTRADAS POR EMPRESAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ALI EM ALAGOAS
Micro e Pequenas Empresas, Programa ALI, Inovação, Propriedade Intelectual, Marca Registrada.
Atuando em um ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo, as micro e pequenas empresas (MPE) têm buscado a inovação como uma maneira para atender às novas demandas dos clientes e manterem-se ativas no mercado. Considerando a relevância dos pequenos negócios para a economia brasileira e a importância da propriedade intelectual (PI) com uma forma essencial de proteção das inovações geradas, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a relação entre a PI e as práticas de gestão da inovação a partir de uma análise de marcas registradas por empresas participantes do Programa ALI e para alcançar esse objetivo utilizou a abordagem do Design Science, aliada a uma estrutura metodológica baseada em uma análise quantitativa sobre dados disponibilizados pelo Sebrae, para avaliar a presença e os impactos da PI, principalmente sob a ótica das marcas registradas, nas empresas acompanhadas pelo Programa ALI no estado de Alagoas. Os resultados obtidos com a avaliação de 193 empresas apresentam reflexões sobre como o processo de registro de marca e o gerenciamento deste ativo intelectual estão inseridos nas estratégias de gestão da inovação de 31% desses negócios. Bem como, reforça a presença da propriedade intelectual como um importante vetor de potencialização para os resultados organizacionais e mercadológicos alcançados pelas empresas avaliadas, o que possibilita a geração de vantagens competitivas, aumenta o nível de maturidade de gestão das empresas e contribui para o alcance de melhores resultados com as soluções inovadoras. Com base na avaliação realizada com o presente estudo, evidenciou-se que os ativos intangíveis e intelectuais estão presentes no contexto dos pequenos negócios inovadores acompanhados pelo Programa ALI e que as marcas registradas, quando inseridas nas estratégias de inovação, promovem resultados extremamente positivos para as organizações que as utilizam, em comparação com aquelas que ainda não o fazem, refletindo tanto em melhorias no faturamento com as inovações e na ampliação da atuação no mercado, quanto em incrementos nos processos internos e na cultura do negócio.